sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pelé! 70 vezes 10

Ídolo

Pelé comemora neste dia 23 o seu aniversário de 70 anos. Tudo bem que a ESPN mostrou que de fato o rei nasceu no dia 21 de outubro. Mas, vá lá, ele comemora hoje e nós também. Edson Arantes do Nascimento é o maior ídolo que o Brasil já teve e continua sendo reverenciado em todo o mundo. Encantou o planeta fazendo com a bola o que poucos fizeram, e dela seu caminho para o topo.

Craque

Restrições à parte sobre sua vida pessoal e opiniões nem sempre equilibradas, o Pelé de quem falo é o que fez do Brasil o time mais temido. Foi sua estreia em 1958 que abriu para nossa seleção um novo caminho nos gramados. Mesmo não atuando como gostaria em 62 e 66, Pelé consagrou-se em 1970 como o maior de todos. No Santos já havia provado isso.

Incomparável

Quem ama o futebol não se enquadra no perfil daqueles que tem memória curta. O mundo da bola é sim um emaranhado de fatos marcantes, conquistas gloriosas, fracassos retumbantes e personagens inesquecíveis. Claro que alguns países tem um Pelé a seu modo. A Hungria de Puskas, a Argentina de Maradona, a França de Platini e Zidane, e até a Alemanha de Beckenbauer. De todos esses o que mais se aproxima de Pelé é Maradona. Um fantástico jogador cujas conquistas não deram a ele o status do rei. Como também não deram a Garrincha, outro que muitos dizem ser do tamanho de Pelé.

Artista

Penso que os números do eterno camisa 10 da seleção, além de imagens incríveis do que ele foi capaz de fazer, fundamentam o mito e apontam para a verdade. Foi ele mesmo o que melhor desenvolveu a arte de encantar a torcida e enfeitiçar a bola. O Brasil tem, especialmente graças a Pelé, um respeito e temor que já passa de 50 anos em todos os lugares onde o idioma da bola é falado.

Mito

E o futebol é tão poderoso e mágico que se seres de outro planeta aparecerem por aqui, dizendo a cinematográfica frase levem-me ao seu líder, muita gente vai pensar em chamar Pelé para a conferência.

Eterno

Claro que apagar as velinhas junto com o maior de todos nesse dia, é também um bocadinho melancólico. Eu vi Pelé quando era menino. Sua chegada mais perto do final do jogo a cada ano, é também um sinal de que envelheço. O que também não é de todo mal. Envelhecer é estar vivo. Comemorar o aniversário de quem representa o que o futebol tem de melhor, é estar ainda mais vivo.