sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Camisa 10

Ele nasceu dia primeiro de Janeiro. Seu sonho era ganhar a Copa do Mundo. Também tinha desejos de uma vida melhor para todos, mais educação, segurança, muito dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender. Ao longo do tempo passou por poucas e boas. Eleições marcaram sua vida e até reacenderam seus sonhos. Não foi um bom menino o tempo todo. Ao contrário! Andou pisando na bola, derrapando aqui e ali, deixando a peteca cair às vezes e cortando na hora errada. Encheu demais o garrafão, errou o alvo, bateu cabeça...
Mas também comeu grama quando foi preciso. Entrou de sola, pra mostrar quem manda. Foi um menino que amadureceu rápido. Entre vitórias e derrotas descobriu que a vida é curta. De repente, já estava quase sem pernas para continuar em campo. Foi alvo de críticas e aplausos. Nem sempre  entendido como gostaria. Quando pressionado se manteve firme. Mesmo quando ganhou cartão amarelo e foi ameaçado de expulsão, não pediu pra sair. Queria jogar até o fim.
Falar dele agora é um exercício fácil de memória. Tudo ainda está dentro da área. Fresquinho como uma boa ducha após uma partida com cara da batalha. Falar dele é também falar um pouquinho de cada um de nós. Ele não existiria sem a nossa torcida. Nem seria verdade se aqui não estivéssemos.
E envelheceu tão depressa! Nesta sexta, dia 31, viveu seu último dia. Foram 365 de intensa atividade. Lá se foi 2010... Um ano que bateu um bolão. Mesmo agora, em que passou a ser uma lembrança, ainda está vivo. Difícil uma despedida assim, apagando tudo e olhando só para o ano que termina em 11. Do que passou quero guardar os melhores abraços, as comemorações, os gols de placa. As oportunidades disfarçadas que soube enxergar e descobrir. As amizades sinceras que permitiram que o trabalho fosse feito em equipe... E as vitórias e derrotas compartilhadas com mais gente.
Mesmo que não possa dar a ele o troféu de melhor da história, diria que o ano velho está entre os grandes. Foi valoroso enquanto durou, e eterno na prateleira de alguns sonhos que comecei a realizar. Vai  2010, que 2011 te substitua com atuações impecáveis e um show de bola!