quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Só muda o endereço

Em casa, quando a pasta de dentes está cheia, a porção que vai pra escova é sempre mais generosa. Depois de uns dias o tubinho vai murchando e na mesma medida economizo mais. A vontade é de segurar ao máximo. Como se o recipiente fosse durar para sempre e a pasta, de alguma forma milagrosa, não acabasse mais. Jurei que cortar o tubo pra cavar lá dentro, isso não faço mais.

E quando o gel também está cheio, a estratégia  é a  mesma:  bastante no começo, depois uma dose menor, outra, de repente está ali um pote, com quase nada dentro. Não ser por qual razão não acabo logo com ele e jogo fora. Já aconteceu de ficar um quase vazio por semanas, ao lado de outro e mais outro cheio. Um apego capilar ou avarento, que ainda não descobri qual é.

Percebi que é assim com vários dos produtos de uso pessoal. O desodorante praticamente acabou, dá sinais de que o spray já respira por aparelhos, mas ele permanece ali na pia, esperando o lixão.. Não, não adianta chacoalhar mais: se acabou, acabou... Sei, mas não aprendo!

E os calçados velhos? Duvido que seja só comigo. Vai me dizer que você não guardou aquele tênis seboso? “Uma hora dessas pode ser útil. Vai que faço uma trilha, ou vou pescar, ou ainda precise andar um pouco no sítio daquele amigo que visitei em 2005”.

Camisetas também são produtos facilmente acumuláveis. Aí é que estufa o problema. Guardar onde? Uma pilha, duas, três pilhas de camisetas. A maioria branca, com a data de um evento na frente e um patrocinador atrás. Se usasse uma por noite pra dormir, ainda assim ia faltar sono no mês para vestir  todas.
E as meias e cuecas então? Um apego íntimo com algumas delas cujo elástico já se foi faz tempo. Os furinhos já denunciam os maus tratos e  a falta de cor apontam que já são incapazes de proteger ou segurar qualquer coisa.

As calças jeans sim, resistem ao apocalipse. Tenho uma  que é o grande desafio do tempo. Quando nova tinha cor azul forte US Top. Hoje está tão clarinha que mais parece uma Levis 501, com botão e cintura alta. De qualquer modo só está lá no guarda-roupa  como peça de museu. Já não uso número 40 faz algumas modas.