quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Livre estou


                                              

Não existe paz, sem a possibilidade de conflito. Não existe guerra sem esperança de que a paz retorne. Não existe crença sem o ceticismo da dúvida. Não existe dúvida sem a expectativa de que tudo mude. Não existem ovos mexidos sem a casca quebrada. Não existe quebra sem o desejo da reconstrução. Não existe muro se não houver um terreno ao lado. Não existe lado sem a existência do oposto. 

Existir é ter, saber, conviver, entender, aceitar que outras existências também fazem parte do contexto. Estar aqui é ouvir, ver, sentir, perceber que mais pessoas estão também. De cores, crenças, estilos, opções, verdades, dúvidas, esperanças, expectativas, diferentes das nossas. 

Uns preferem a gema mole, outros nem pensar. Uns chama Elvis de  Rei, mas há aqueles que dizem que eram quatro os cavaleiros do rock and roll. E outros tantos ouvem outros sons e tons, dentro do modelo e cultura no qual nasceram ou foram criados. Pagodices, sambices, sertanejices, funquices, disse-me-disses à parte, gosto é gosto e fecha a conta. O que serve também para o check-list de preferências acima. Isso se esse negócio de existir é mesmo um emaranhando diário de posições contrárias. 

A não ser que optemos por uma redoma. E lá dentro só estarão aqueles que falam o que falo, pensam como eu, dormem e acordam na mesma hora, deixam o volume no mesmo ponto, o som com as mesmas notas, a reza com a mesma fé, o desejo com o mesmo dogma, a aquarela sem diversas cores, o arco-íris com sete tons de cinza, a estrada reta e plena, a saúde sem espirros e a lua sem pegadas. 

De minha parte optei por me desredomizar, se é que isso existe. Fora da bolha o risco está presente, eu sei. O de conviver com quem pensa diferente, come e bebe de outro modo, adora conforme crê, torce por outro time, viaja com muita mala, rói unha, chora com Frozen, fala sozinho, acorda tarde, namora diferente, gosta de cachorro e não de gato, mas é gente, como escolhi também ser. Gostando, inclusive, de Elvis e Beatles ao mesmo tempo.