quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Você conhece Gareth Bale?

Existe vida...
Quem acompanha o futebol internacional também descobriu o novo talento da bola: Gareth Bale. O ala do Tottenham e da seleção do País de Gales, é o podemos chamar de jogador moderno. Contra a Internazionale de Milão, pela Copa dos Campeões da Europa, marcou três gols no primeiro jogo e deu assistência para outros três partida da volta. Jogos em que deixou com a maior dor de cabeça dois brasileiros, Maicon e Lúcio. O lateral da Inter não economizou elogios ao jovem talento galês, seu algoz nos duelos da UEFA.
Lá fora
Por que, cargas d’água, resolvi falar de um jogador estrangeiro? Simplesmente porque o futebol do rapaz é de encher os olhos mesmo. Além disso, creio que o fracasso na Copa nos serviu como lição de humildade. Temos jogadores talentosos, isso é indiscutível, mas também precisamos dar uma olhada lá fora para ver o que os talentos de outros estão fazendo e como o futebol tem mudado suas características.
Bota ponta!
Bale, o personagem de hoje,  atua pela faixa lateral do gramado. Mas seu ídolo é um atacante: Ronaldo, o Fenômeno. O que isso quer dizer? Que ele é um ala que busca o gol,  quer o ataque, joga em direção à meta adversária. Também quer dizer que nosso futebol, como diz meu amigo Ronald Lage, precisa sair da faixa entre os bicos das grandes áreas e deixar o balão de lado. Lembra do personagem do Jô que vivia pedindo um ponta? Pois é. Não que eu esteja pregando a volta dos pontas,  mas uma melhor utilização das laterais. O garoto de quem falo é um exemplo. Faz cruzamentos mortais e quando necessário joga por dentro, como poucos.
Escassez de 10
E aqui por perto temos outros exemplos de jogadores que podem inspirar e mexer com nosso cenário pouco criativo. Você já conhece Montillo, é claro. O craque do Cruzeiro que usa a 10 como ela merece. Tem também o Conca, outro craque que engrandece o Brasileirão. Mas já ouviu falar de Jorquera, Medel, Mosquera, Flores, Rodrigues, Torres, Fórmica, Ramirez e Grazzini? Eles  são outros meias que por ora estão na Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia, prontinhos para a importação barata. Enquanto nossos camisas 10 permanecerem como marcadores e segundos-volantes, que tal mais algumas pitadas de talento de fora? Até que um dia voltemos a deixar, nas categorias de base, que os jogadores criativos continuem criando.
Good bye
Enquanto isso, nossa esperança de voltar a ser o 10 prepara sua malas rumo ao futebol dos Estados Unidos. Ronaldinho Gaúcho recebeu proposta do Galaxy, de Los Angeles, time de Beckham. Com seu contrato a caminho do fim, o brasileiro pode encerrar a carreira longe do topo, mas com a conta cheia.