quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Frases de Banheiro - Sensação Profunda - Crônica publicada no Diário da Amazônia dia 11.11.10


Sempre fui apaixonado por frases, citações, insights criativos, aquelas tiradas geniais que lemos ou um amigo solta assim, do nada. Algumas vezes graças ao embalo de uns goles a mais, não importa. O que vale é a palavra que fica. Mas as frases de banheiro sempre causaram em mim uma curiosidade digestiva. Talvez por nunca ter conseguido escrever nada naquelas portas em momentos de absoluta solidão e esvaziamento.
O pior é que tem algumas delas que mexem com a gente, numa hora em que mexer é algo improvável e quase impossível. “Enquanto você está aí cagando, tem um japonês estudando”. Ora, que frase é essa? Quer dizer que ele não vai ao banheiro nunca? Ou estuda sentado no vaso? Só faltava eu descobrir que japonês estuda até nessa hora. Momento que combina mais com um gibizinho, uma revista, um livro ou até mesmo uma tuitadazinha no smartphone. Mas estudar não . Vira um entra e sai desconectado.
Tem outra que é fantástica: “Aqui termina a obra de um grande cozinheiro.” Nem sempre. Muitas vezes ali começa a obra de uma péssima refeição. Passa a ser o maior dos alívios. Acho que as grandes inspirações nos banheiros nasceram na hora da dor de barriga. Claro que a maioria delas não pode nem chegar perto desta página. Mas certamente você já leu muitas. E  tem uma que acho genial: “Eu sei que isso não foi um espirro… Mas mesmo assim… Saúde!”
Tinha  curiosidade de saber qual é a realidade dos banheiros femininos. Se elas são tão criativas e inspiradas quanto os homens. Alguns verdadeiros mestres na arte da escrita latriniana. A internet, por exemplo, até já segmentou o tema. Tem páginas só com frases escritas em banheiros masculinos. Outras só para aquelas feitas na escola. E tem site especializado no tema, que introduz o assunto com uma verdadeira aula de história dos vasos sanitários. Foi num deles que aprendi que na Roma antiga era comum a utilização de banheiros públicos para homens e mulheres. Isso mesmo! Tudo misturado. E alguns desses banheiros eram usados para longos e acalorados debates. Certamente a frase “esse assunto está me cheirando mal”, nasceu ali.
E foi graças a segmentação que descobri que elas são criativas e bem-humoradas. Ainda bem que existe o Google. Já pensou que explicação eu teria que dar se fosse flagrado fazendo a pesquisa na porta do banheiro delas? E foi uma mulher que escreveu: “O casamento em si não é problema, o problema é o casamento em mim.”
Legal é a iniciativa do Museu da Língua Portuguesa. Antes que escrevessem algo nas portas do banheiro, tratou de registrar ali algumas frases. Medida preventiva e criativa. “A lei dos odores ainda não foi promulgada, mas virá reinar sobre nossos cérebros; prefere teu nariz, a todos os outros órgãos”. Humm, sei não; prefiro a lei da gravidade!