quinta-feira, 9 de junho de 2011

Olhos de felicidade

 
Abri a internet e vi uma foto da Madre Teresa. Faz tempo que tenho nela uma referência. Li a história do fotógrafo que pedia insistentemente para registrar o olhar da Madre. Queria porque queria aproximar sua câmera do rosto dela. Ao ser perguntado sobre a razão daquilo, ele disse que era porque aqueles olhos eram os mais felizes que já tinha visto. Madre Teresa respondeu dizendo que isso  acontecia em função das muitas lágrimas que ela já havia enxugado.
Cada vez que leio algo a seu respeito, enxergo melhor que tipo de fé e serviço fizeram daquela mulher alguém tão especial. Ela acreditava em Deus através da humanidade. Não havia filtro para seu amor. Quando decidiu deixar a clausura para tocar nas pessoas, curá-las, Madre Teresa rompeu regras e paradigmas...Começou um trabalho vivo. Queria uma igreja que praticasse, não apenas mandasse fazer.
Escrevo a crônica de hoje logo após noticiar em meu programa de TV um novo assalto praticado em Porto Velho. Perto do meio-dia, seis homens armados renderam uma família e os funcionários da empresa que funcionava no mesmo prédio de sua casa. Horas de terror seguidas de horas de frustração. Sem amparo, sem socorro, nem mesmo o da polícia.
Claro que seria pedir demais para a igreja de hoje que socorresse tantos e tantos que estão sofrendo, vítimas da criminalidade. Ou vítimas da falência da saúde pública; reféns da armadilha que o mundo armou para si mesmo, em quase todos os setores.
Sei que não deveria despertar a alma de Madre Teresa para lamentar o desamor.Mas também sei que precisamos de referências históricas para não nos perdermos nessa história toda.
Me vi na pele daquele fotógrafo à procura de um olhar feliz. Sem uma máquina na mão e o lenço na outra, resolvi usar os dedos para dizer que ainda acredito; mais do que ontem! E que transformei o espaço de crônica domingueira de hoje em editoral por absoluta necessidade de desabafo. Acho que você já se sentiu assim também, certo? Indignado, sem armas, com somente um bocadinho de fé...