quinta-feira, 7 de março de 2019

Ter que fazer ou querer fazer



A diferença entre eu ter que fazer dieta e eu querer fazer dieta pode significar o resultado de uma vida realmente mais saudável e por muito mais tempo. E esse ter que fazer ou o querer fazer estão impregnados em nossa vida constantemente. Pro bem ou para o mal, a história está repleta de casos de líderes e liderados que fizeram a diferença na vida de muita gente por simplesmente decidir desenvolver algo, construir ou criar alguma coisa.

Quando falamos de Ambiente Feliz de Trabalho esse é um dilema diário. Na loja, na fábrica, no departamento, na associação, igreja ou sindicato, sempre há aqueles que são contratados ou escalados para uma tarefa e que simplesmente cumprem o que foi determinado, pedido ou até ordenado, porque tem que fazer aquilo, nada mais. É possível que muitos empreendimentos ainda sobrevivam, ou instituições e empresas se mantenham nesse estilo de comando e controle onde o colaborador tem que fazer e acaba fazendo. E ai dele se não fizer...

Mas há um outro cenário, e ele é imensamente mais gratificante, humano, verdadeiro, justo e feliz. Onde a equipe, inclusive os líderes que a inspira, tem desenvolvido, construído ou criado algo motivados por querer fazer aquilo.

Eis o dilema da nossa agenda. Num relacionamento, no local de trabalho, na escola ou faculdade, enfim, lá onde a cena da nossa vida se passa, pode ser detectada a infelicidade e doença de um ambiente pura e simplesmente por causa dessa diferença semântica.

Eu atendo aquele cliente porque quero ou por ter que atender e pronto? Seja lá o que  Deus quiser! Cumpro aquela tarefa? Termino a dieta? Vou à academia? Chego e saio do trabalho com a consciência de que aquilo que fiz o fiz pela razão mais agradável e doce de todas: eu queria fazer? Tive e tenho prazer nisso? Estou feliz fazendo o que faço?

Ah mas você fala isso porque não conhece a empresa onde trabalho. É possível! Mas saiba que em muitos aspectos elas são parecidas, só muda o endereço e o CNPJ.
Os problemas são quase os mesmos, os dramas e batalhas para alcançar um melhor desempenho passam obrigatoriamente pelo ser humano. Sendo assim, os ambientes felizes e os infelizes de trabalho acabam conversando num mesmo idioma, apesar de distâncias colossais no mapa. É de gente que estamos falando!

Mas não tenho dúvida de que é possível mudar o quadro. Deixá-lo mais vívido e agradável de se ver, por conta de mudanças pessoais de comportamento, que começaram, começam, ou ainda começarão após a decisão de querer fazer ao invés de ter que fazer. Perdoar? Amar? Ouvir até o fim? Fazer o serviço que não era meu? Esperar mais? E tantas outras interrogações? Sim, e digo sim de novo!! Uma atitude positiva em direção a fazer por querer pode nos levar ao topo de amar o que estamos fazendo e as pessoas com as quais isso está sendo feito. Basta querer!!