quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

A questão não é essa



Eis uma frase típica, utilizada pela maioria de nós, com o objetivo de parar o que o outro está dizendo e favorecer a direção do vento para o rumo que queremos. Não é bem assim é a frase prima-irmã dessa do título. Serve mais ou menos pra mesma coisa. Desconstruir o outro, seu raciocínio e abordagem.

O problema é que nosso saquinho enche logo. Andamos sem paciência. Ouvir até o fim, compreender, querer saber de fato, interagir de verdade, esperar os muitos níveis de comunicação verbal e não verbal se completarem, não é algo que os tempos atuais ofereçam como melhor saída.

Na maioria das vezes queremos que as coisas se resolvam logo. Maratona só a das séries. Nas conversas e relacionamentos a ampulheta derrama a areia muito rapidamente. É preciso virar página, mudar de canal, sair dessa, enfim, o acelerado coração não deixa o pensador dominar o pensamento. E as ideias de resolver tudo de qualquer jeito, tem feito com que as soluções sejam as piores possíveis.

Não estou falando de procrastinar. O velho empurrar com a barriga não se aplica ao texto nem ao contexto. Falo sobre o ouvir de verdade. Consideração e respeito são as palavras que completam esse quebra-cabeças.

A falta das duas tem tornado vidas infelizes, ambientes doentes e dores da alma mais fortes do que nunca.

Como alterar essa programação então e deixar o quadro mais bonito e completo?

Confesso que com esse nível de estresse do mar alto onde navegamos, essa é uma daquelas equações quase impossíveis. Necessita de uma avaliação sincera de nosso próprio estado de espírito e uma capacidade genuína na busca de descobrir se é o bem ou o mal que estamos entregando para as demais pessoas. Se os outros são os outros e só, ou tem algo mais neles que ainda nos desperta o amor, a solidariedade e a tolerância.

Importante saber que vai doer. Quando nos abrimos para saber de fato como está nosso cuidado, foco e atenção, geralmente a sinceridade que vem de lá causa alguns hematomas internos.

O bom é que isso tem cura. Desde que o nossos canais de vida estejam ainda ligados no satélite eterno que cuida de tudo isso.

Quer mudar de canal?