segunda-feira, 27 de março de 2023

Sobre meninas e lobos

 



Eu tenho filhas, três criaturas maravilhosas. Tê-las no colo, a seu tempo, sempre foi a tradução mais pura de aconchego, proteção, cuidado, amor. Uma espécie de realidade paterno-maternidade existencial.

No momento em que escrevo esse pequeno delírio afetivo, o faço motivado pelas manchetes do dia. Entendo que se você estiver me lendo no futuro, preciso explicar bem que história é essa, pra não parecer um pai mais gagá do que um ainda saudável até pra ter mais um herdeiro.

É que no final de semana que antecedeu essas linhas, um pai, lá no belíssimo Rio Grande amado, invadiu, com a filha no colo, o gramado de um jogo entre Inter e Caxias, quando seu time colorado havia sido desclassificado.

Qual a razão da invasão? Pedir um autógrafo? Fazer uma selfie pra neném lembrar do passeio com o papai? Não!! Infeliz e lamentavelmente não.

O pai de família (até antes desse domingo acredito que ele era) pulou a cerca, agarrado à criança, e com a mão que sobrou distribuiu sopapos, tapas e pancadas nos jogadores do time rival. O choro e desespero da menininha não foram suficientes para evitar que o torcedor se comportasse como um idiota.

A torcida, o clube, o esporte, a paternidade, o lado bom do mundo não merecem nenhum generalismo. Ou seja, é preciso apontar quem, quando, como e onde, sem levarmos o desabafo para a arquibancada da vida.

E ao olhar pra ele, quase duvidando que alguém foi capaz disso, me vi novamente com as filhas no colo. Torcendo por elas!