segunda-feira, 13 de março de 2023

A Mongólia é logo ali



Foi bem cedo, lá quando ainda me chamavam de Juninho, que aprendi a contar até 10. Uma façanha, dependendo da idade e do tamanho. Familiaridade com os números, as letras, as palavras. Migrar do papai e mamãe para falar paralelepípedo, helicóptero, saber quanto é 7 x 7, ou 46 x 27. A tabela periódica, onde fica a Mongólia, o denominador comum, o planeta Urano...

Aprender é parte de existir. Sempre o ambiente nos oferece a oportunidade de saber mais. E desde sempre as cobranças pelas respostas fazem da vida uma nova segunda-feira a cada dia. Não tem como fugir, a não ser que optemos pela caverna da mediocridade e a estagnação. Uma aposentadoria ainda com energia.

Fora isso, com 40 ou mais a estudante pode sim cursar sua graduação em Biomedicina, embora as colegas mais jovens acreditem que ela não sabe o que é o Google.

Na verdade, saber quem ele é trata-se da maior facilidade presente no presente. O que elas não entendem, ou não querem aprender, é que a maturidade nos ensina mais do que o robozinho por trás de quase tudo.

Contar até mil, talvez seja a maior das vitórias de quem não desiste.

Respirar, esperar, compreender, perdoar, recomeçar, escutar, insistir (não teimar), resistir, acreditar e ainda sorrir, mesmo que em meio a dor e lágrimas, são lições que lá na fase do contar até 10 era impossível ensinar pra gente. Até porque, quem lidava conosco lidava com isso também, só não conseguia passar direito pra frente. Era preciso chegar nossa hora de aprender a ferro e fogo.

Hora de mais um ponto final. O de hoje, é claro. Afinal, mais do que saber onde é a Mongólia, é preciso saber onde estamos.