segunda-feira, 20 de março de 2023

Minutinho não existe



Que desafio incrível é esse, o de manter a atenção e foco naquilo que estamos fazendo e também ao redor, no todo, no que acontece muito além do jardim. É algo como ficar com a bola no pé sem deixar de ver o jogo, os parceiros de equipe, adversários, juiz, espectadores...

No trânsito o desafio também cabe. Manter a atenção ao veículo, seu manuseio e desempenho, mas também o olhar macro, para o “lá fora”. Pedestres, ciclistas, motos, carros, sinais, além de diversas outras informações que surgem do nada, invadindo nossa mente pedindo um tostão de atenção.
Qual a razão então para essa impressão de que os minutos já não são mais os mesmos? Uma ligeira olhadinha para o nosso dia já basta para constatar que estamos tentando fabricar um outro tipo de tempo. Onde caiba dentro do mesmo período de 60 segundos um número enorme de coisas a fazer, decisões a tomar, mensagens para responder.

A relação que temos estabelecido com o exigente relógio moderno, tem ferido bastante a capacidade de atentarmos para o que é prioridade. Um déficit de atenção não diagnosticado evolui dentro de nós e não estamos parando para perceber.

O resultado pode ser muito prejudicial. Corremos o risco de perder a bola por simplesmente não conseguir dar atenção às mínimas coisas. Uma mistura de foco, não a prioridade nele, acaba por confundir nossas tarefas. Quero resolver isso agora, mas aquilo outro também...ah!, lembrei: tem mais um montão de outras coisas. Meu Deus! Esse tempo tá voando.